O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), se reuniu nesta quarta-feira (13) com representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e do governo da vizinha Guiana, com o objetivo de avançar com no acordo internacional de transporte rodoviário entre os dois países.
Embora o Brasil e a Guiana tenham assinado o acordo inicial em 2003, questões técnicas não resolvidas, e que são discutidas desde 2019, ainda persistem. Diálogos regulatórios envolvendo entidades de ambas as nações visam resolver essas complexidades.
A participação ativa do Governo Estadual demonstra a importância econômica de finalizar o acordo. As crescentes conexões comerciais e culturais de Roraima com a nação caribenha reforçam ainda mais a urgência desse empreendimento.
Entre os tópicos discutidos estavam o alinhamento de rotas, redes de provedores de serviços, estruturas tarifárias, protocolos de manuseio de carga, requisitos de licenciamento, gestão de frotas, disposições de seguro e a flexibilização das exigências de passaporte para motoristas de veículos de passageiros e cargas.
O governador Antonio Denarium ressaltou o papel fundamental das relações de investimento entre o Brasil e a Guiana. "Dada nossa fronteira compartilhada", afirmou ele, "Roraima tem se envolvido profundamente nessas discussões. Por isso, é importante a finalização desse acordo para que nossas empresas possam começar a operar na Guiana no transporte de passageiros e de cargas”, disse.