O aluno Jonathas Lima Nunes, da Escola Estadual de Ensino Médio em
Tempo Integral José de Alencar, em Rorainópolis, foi o grande vencedor da
edição 2024 do Programa Jovem Senador e representará o Estado de
Roraima na etapa nacional em Brasília.
Glenda Naiane Ribeiro, da Escola Estadual Monteiro Lobato, ficou em 2º
lugar, e Bárbara Taliny dos Santos, do Colégio Estadual Militarizado Carlo
Casadio, ficou em 3º lugar. Ambas receberam certificados de participação.
O tema de 2024 foi “Os 200 anos do Senado e os desafios e o futuro da
democracia” e contou com a participação de estudantes de todo o país,
oriundos da rede pública de ensino. Em Roraima, além de Jonathas, mais
nove escolas receberão certificados de participação do Programa pelo bom
desempenho nas redações.
“A Seed parabeniza e agradece as escolas que participaram do concurso de
redação do Senado Federal, do programa Jovem Senador”, disse a
coordenadora do Programa em Roraima, Maria Nilda Araújo Lima.
O Programa Jovem Senador realiza anualmente um concurso de redação
que visa incentivar a educação política e cidadã entre estudantes do ensino
médio da rede pública. Cada ano é proposto um tema específico, que serve
como critério de seleção e participação para a etapa estadual, seguida pela
etapa nacional.
Para a seleção das redações vencedoras, as escolas enviam os textos à
Seed, que escolhe três selecionados na etapa estadual, e destes, um é
selecionado para a etapa nacional. Em Roraima foram registradas 1.709
inscrições.
Os primeiros colocados de cada estado vão a Brasília para vivenciar o
funcionamento do Poder Legislativo do Brasil. Durante a semana de vivência
legislativa, todas as despesas serão custeadas pelo Senado Federal, e os
alunos participarão das sessões com os senadores.
Entrega do Passaporte
Jonathas recebeu um passaporte informando sobre a sua vitória, um
notebook e uma placa comemorativa com seu nome, que será afixada no
mural da escola. Para desenvolver o seu texto, Jonathas, que é aluno da 3ª
série do ensino médio, pesquisou as ideias que queria defender na sua
redação.
“Chegando às conclusões necessárias, parti para o desenvolvimento, que
usei para explicar como o problema proposto no tema da redação acontecia,
com suas consequências, e na última etapa do estudo, desenvolvi a solução
para não prejudicar a democracia”, disse o estudante.
O aluno, que pretende cursar medicina, relatou que trabalhar com o tema foi
interessante porque tratou do futuro da democracia no Brasil,
contextualizando o processo desde o início. “Achei, de certa forma, divertido
fazer a redação, porque eu precisava buscar informações sobre o passado
da história do Senado e ao mesmo tempo falar sobre a atualidade e como
elas afetam o futuro da democracia”, refletiu.
Os outros nove colocados na redação do Programa Jovem Senador
receberão seus certificados em entrega que será realizada na Seed, nos
próximos dias. Abaixo, a relação das escolas com redações destacadas no
Programa Jovem Senador 2024:
1º Lugar - Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José de
Alencar (Rorainópolis)
2º Lugar - Escola Estadual Monteiro Lobato
3º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Carlos Casadio
4º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena
5º Lugar - Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Maria das
Dores Brasil
6º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Elza Breves de Carvalho
7º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Presidente Tancredo Neves
8º Lugar - Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva (Boa Vista Rural)
9º Lugar – Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges
10º Lugar – Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Borges (Pacaraima)
Fonte: Secom