Com “O futuro da educação no Brasil” como tema central, deputados de todo o país e convidados participaram de palestras nesta quarta-feira (4), segundo dia da 27ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), e reforçaram a necessidade do uso responsável de tecnologias no ensino.
A temática é vista como uma das pautas prioritárias para os deputados estaduais de Roraima que estão no Centro de Convenções Expo Mag, no Rio de Janeiro, para o encontro da entidade. Armando Neto (PL) é membro da Comissão Permanente de Educação, Desportos e Lazer da Assembleia Legislativa (ALE-RR).
“Tenho a oportunidade de juntar os pensamentos positivos, acolher ideias novas para que possamos ter educação mais firme, compacta e mais promissora para a nossa sociedade, por isso estamos aqui para levar melhorias para o nosso Estado”, defendeu.
Neto é professor e conhece a realidade de quem é responsável pela formação de crianças, jovens e adultos. “A gente precisa avançar muito, o Brasil é um país muito extenso, com grande número de alunos na rede pública. Precisamos de melhorias nesta capacitação, nesta ampliação de conhecimento na educação do país, porque só assim avançaremos e teremos um futuro mais promissor”, afirmou ao ressaltar a implementação de tecnologias de forma responsável.
Pela manhã, houve três palestras. A primeira, mediada pela jornalista Flavia Lobo, tratou sobre a “Educação e Inovação Pedagógica: novos modelos de ensino para o século XXI”, com temáticas sobre o uso de inteligência artificial e tecnologias, como tablets, computadores, valorização do professor, escola de tempo integral e de educação integral, formação empreendedora e a participação das gestões estaduais e municipais para estratégias de políticas públicas.
Membro da Comissão de Cultura e Juventude da ALE-RR, o deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) defende o ensino de tempo integral. “Permite que pais e mães que trabalham o dia inteiro e, ao mesmo tempo, os estudantes, possam ter a integralidade do aprendizado associando práticas educativas com esporte, lazer, cultura”.
Mais do que a permanência na escola, Cirurgião defende que seja preservada a integração da escola com a família. “Precisamos debater a educação em todos os estados, com os especialistas da região e uma questão muito singular em nosso Estado, que é a educação indígena e que deve ter a tecnologia associada à melhora do desempenho respeitando a cultura e as tradições”, frisou.
A programação continuou com o tema “Educação ambiental como estratégia fundamental para a sociedade”, que tratou de preservação ambiental em período de mudanças climáticas. Em seguida, os deputados acompanharam a palestra “O papel das Escolas do Legislativo na formação de servidores e sociedade”.
Cada painel serve como fomentador de políticas para os parlamentares, conforme enalteceu o vice-presidente da Região Norte na Unale, deputado Gabriel Picanço (Republicanos). “Precisamos estimular mais nossos jovens. Muitos estão fora de sala de aula. Os professores precisam de capacitação para a realidade do dia a dia e precisamos mudar essa situação”, defendeu.
Programação da tarde e encerramento
Na parte da tarde, os debates seguem com os painéis “A conexão entre a neurociência e a educação”, “Educação e Jornalismo – A Construção do Pensamento Crítico” e “Tráfego pago nas redes sociais: o segredo para ampliar a conexão com seu público”.
A conferência, que começou na terça-feira (3) e vai até quinta-feira (5), será encerrada com a reunião do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, palestras sobre educação financeira e o papel do legislativo na transformação educacional, além da premiação Assembleia Cidadã e a escolha da nova Mesa Diretora da Unale para 2025.
Fonte: SupCom ALE-RR