O Parlamento Jovem Roraimense encerrou as atividades nesta quinta-feira (12), durante solenidade no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), após um ano inteiro de atividades.
Ao todo, 22 jovens parlamentares receberam certificados de participação. Ao longo da cerimônia, eles fizeram um balanço do ano, refletiram sobre o que trabalham e incentivaram os colegas a prosseguirem no debate político.
O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) presidiu a solenidade de encerramento e destacou ser de suma importância a Casa fomentar o engajamento político entre a juventude.
“É muito importante trazer os jovens para dentro do parlamento, para eles saberem como funciona o Poder Legislativo e isso, com certeza, vai contribuir com as atividades escolares e o futuro deles”, disse.
O parlamentar Marcos Jorge (Republicanos) também cumprimentou os presentes e desejou um futuro próspero para os estudantes.
“Quero desejar que este momento vivido na Assembleia Legislativa seja muito útil para a vida de vocês. Para exercerem plenamente a cidadania, para orientarem seus colegas da escola, a família e amigos, e que possam levar para as pessoas aquilo que é a boa política”, complementou.
Edição 2024
A programação de 2024 se iniciou com treinamento de mesários, votação para a escolha dos alunos representantes, diplomação, posse, cursos, além de apresentação e votação de projetos de lei.
O projeto faz parte da Superintendência de Programas Especiais do Poder Legislativo e visa engajar estudantes da rede pública de ensino dos municípios em assuntos políticos do Estado. Neste sentido, eles aprendem o que é política, apresentam as principais demandas da região e colaboram com o desenvolvimento de Roraima.
A superintendente Marília Pinto fez um balanço positivo das ações desta edição e pontuou que foi uma oportunidade única para jovens, reforçando que a ideia é aperfeiçoar o projeto a cada ano.
“Acredito que, ao longo desses meses, foi bastante produtivo porque eles e os gestores estão muito entusiasmados. Isso acaba gerando um debate dentro das escolas e, com isso, eles aperfeiçoam uma série de habilidades, argumentação, debate, busca de consenso, aprendem a refletir sobre a sua realidade social, cultural, econômica, local e aprendem a importância de participar”, frisou.
Ela ainda destacou a importância do Parlamento Jovem, que é um projeto de educação que proporciona à juventude o entendimento sobre o que é ser cidadão e ajuda os jovens a se prepararem para exercer a cidadania.
“Eles caminharam com toda equipe da Assembleia Legislativa, aprenderam como se dá o processo legislativo e, agora, se sentem preparados para continuar participando dos debates e a multiplicarem essas informações para outros jovens”, acrescentou.
Metas para o futuro
Eleito presidente do Parlamento Jovem 2024, Arthur Araújo disse que foi uma experiência incrível e que, após participar do projeto, criou o desejo de se tornar deputado estadual futuramente.
“Eu confesso que foi um pouco difícil porque essas discussões são bem complicadas, mas consegui manter o foco e discutimos muito sobre as atividades. É algo que vou levar para a vida e quero seguir carreira política”, declarou.
Brenda Rodrigues, de Rorainópolis, também está entre as deputadas jovens. Com um projeto voltado para a educação, a jovem classificou como única a experiência de participar do projeto e disse estar muito feliz com os resultados.
“A proposta que apresentei foi a criação de um programa de incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho, porque é uma demanda recorrente, muitos deles querem ter renda para ajudar em casa. Para mim, a edição 2024 foi maravilhosa e superou as minhas expectativas”, contou.
Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem Roraimense é um projeto da Assembleia Legislativa de Roraima e conduzido pela Superintendência de Programas Especiais da Casa. Ocorre em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) e Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), com objetivo de engajar os jovens na política, proporcionando uma experiência prática do funcionamento do Poder Legislativo, estimulando o desenvolvimento de habilidades de liderança, debate e formulação de políticas públicas.
Cada parlamentar jovem de 2024 foi apadrinhado por um deputado estadual e todos são alunos do 1º ano do ensino médio de escolas estaduais de Boa Vista, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Mucajaí e Rorainópolis.
Fonte: SupCom ALE-RR