(95) 99159-8088

NO AR

MANHÃ É SHOW

Com Poliana Araújo

Política

Lojas de Roraima terão que avisar clientes sobre direito de devolução em compras on-line

Projeto de lei de autoria da deputada Tayla Peres foi aprovado em sessão ordinária nesta terça-feira (11)  

Publicada em 13/03/25 às 07:55h - 14 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, por 16 votos, na manhã desta terça-feira (11), o Projeto de Lei (PL) nº 177/2024, que obriga as lojas de Roraima a avisarem aos clientes sobre o direito de devolução em compras on-line.

A matéria tem autoria da deputada Tayla Peres (Republicanos) e dispõe sobre a divulgação de mensagem ao consumidor quando da contratação de produtos e serviços fora do estabelecimento comercial.

Conforme o Art. 1º do documento, os fornecedores que disponibilizam a contratação de produtos e serviços fora do estabelecimento comercial, como internet ou telefone, deverão comunicar ao consumidor, por escrito, a seguinte mensagem:

“Prezado cliente: de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, você pode desistir deste contrato, no prazo de 7 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, com direito à devolução, de imediato, dos valores pagos, monetariamente atualizados.”

Ainda de acordo com o projeto, a infração às disposições da presente lei acarretará ao responsável infrator as sanções previstas no art. 56 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor, aplicáveis na forma de seus arts. 57 a 60.

Segundo justificou a parlamentar no projeto, a matéria tem o objetivo de assegurar de forma clara e acessível o direito à informação do direito de arrependimento na compra de produtos e serviços fora do estabelecimento comercial, como pela internet ou telefone.

"A mensagem contribui para uma relação de consumo mais segura e equilibrada, evitando futuros litígios. Além disso, ao prever sanções para o descumprimento desta obrigação, o projeto fortalece o compromisso dos fornecedores com a legalidade e a ética nas suas práticas comerciais”, acrescentou.

Na sessão, a deputada autora do projeto reforçou que o PL é para garantir o direito do consumidor, tendo em vista que muitos são vítimas de crimes em momentos de compras externas.

“Têm acontecido muitos golpes quando o consumidor contrata algum serviço por telefone ou internet. Então, após a contratação, é para a empresa enviar uma mensagem automática informando o direito de cancelamento”, ressaltou.

Agora, a norma segue para o Poder Executivo e, se sancionada, a lei entra em vigor após 30 dias de sua publicação.

Fonte:SupCom ALE-RR

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2025 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!