Para fomentar a produção rural nas comunidades indígenas, o Governo do Estado realizou, neste sábado, 26, durante a 29ª Assembleia Estadual dos Povos Indígenas de Roraima, na comunidade Contão, repasse de materiais, equipamentos e insumos agrícolas que atenderão aos projetos de Grãos, Avicultura e Piscicultura, além da produção de farinha.
Entre os itens adquiridos, estão um caminhão, um trator, cinco mini tratores, grades aradora e niveladora, carroça e pulverizador, enxada rotativa, 37 kits de casa de farinha, 48 sacas de cimento, 100 telhas, ração inicial, de crescimento e de terminação, além de kits de ampliação para avicultura e piscicultura, bem como pulverizadores.
Cerca de R$ 3,8 milhões foram investidos nesses equipamentos, que serão repassados para comunidades de territórios indígenas dos municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã. A aquisição foi feita com recursos do Governo de Roraima e emenda parlamentar do senador Chico Rodrigues.
"O Governo leva benefícios para todas as comunidades do Estado e hoje repassamos esses equipamentos e insumos. É a parceria do Governo do Estado com o Governo Federal e a nossa bancada de deputados e senadores em busca de recursos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo", ressaltou o governador Antonio Denarium.
A comunidade do Contão será uma das localidades a utilizar esses equipamentos e insumos repassados. Na avaliação de Vitoriano Gustavo, tuxaua dessa comunidade, isso fortalece a produção indígena.
"É muito importante o repasse desse caminhão para o escoamento da nossa produção, pois isso é um apoio para a agricultura e aos agricultores. Então a gente fica satisfeito com a presença do Governo do Estado, dando apoio para todas as comunidades indígenas, e a comunidade do Contão fica muito feliz com os implementos e máquinas repassadas", disse.
O secretário dos Povos Indígenas, Tadeu Lima, destacou que esse repasse é mais uma prova da sensibilidade que o Governo tem junto às comunidades. "Isso é uma proposta do Governo que fomenta a agricultura familiar indígena, trazendo mais dignidade aos povos", complementou.
29ª Assembleia Estadual dos Povos Indígenas é continuidade de lutas da população originária
A comunidade do Contão foi a sede da 29ª Assembleia Estadual dos Povos Indígenas, organizada pela Sodiurr (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima). O evento é mais um espaço essencial para a luta contínua pelos direitos dos povos originários do Estado.
A presidente da entidade, Irisnaide Macuxi, explicou que as assembleias, regionais e extraordinárias, da entidade ocorrem em várias localidades em todo o Estado, dentro dos territórios originários, reunindo várias lideranças indígenas, em prol do fortalecimento da agricultura, da cultura, da educação e de outras áreas de interesses desses povos.
"Sempre há debates, que envolvem vários temas. Daqui saem decisões que fortalecem as nossas lutas e conquistas de anos pelas melhorias para os nossos povos indígenas. A gente vai sempre renovando as parcerias e conquistas para garantir essa qualidade de vida", frisou.
Durante a assembleia, foram realizadas discussões a respeito das demandas e projetos que fortalecerão a luta e as conquistas nas áreas da agricultura, etnoturismo e parcerias. Também houve a apresentação do plano de trabalho da Sodiurr para a agricultura familiar indígena em 2024.
AYAN ARIEL