A Câmara dos Deputados lançará, nesta quarta-feira (4), a Frente Parlamentar Por Doenças Crônicas de Pele. O grupo será presidido pelo deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR). A solenidade ocorrerá no auditório Freitas Nobres da Câmara Federal, a partir das 14 horas.
Zé Haroldo salienta que a Frente Parlamentar por Doenças Crônicas de Pele será um importante instrumento legislativo para unir esforços na luta pela assistência e cuidado das pessoas, que enfrentam condições dermatológicas crônicas no Brasil. “Essa nossa iniciativa reflete o compromisso com a defesa de políticas de atenção à saúde, visando assegurar que todos os indivíduos tenham igualdade de oportunidades no acesso ao diagnóstico e tratamento adequados.”
O deputado expressou sua satisfação em assumir este novo desafio no parlamento federal. “As doenças crônicas de pele afetam milhões de brasileiros. Portanto, assumo com muita honra esta missão de construir soluções, que promovam a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, favorecendo a proteção social, o bem-estar e o pleno exercício da cidadania dos cidadãos brasileiros. Nossa pretensão é auxiliar na consolidação de um sistema de saúde mais justo, inclusivo e eficiente”, defendeu.
Além do Zé Haroldo Cathedral, o grupo será composto pelos deputados Ismael Alexandrino (PSD-GO), Erika Kokay (PT-DF), Delegada Katarina (PSD-SE), Amália Barros (PL-MT) e Igor Timo (Podemos-MG)
A presidente da Associação Psoríase Brasil, Gladis Lima, agradeceu o empenho do deputado Zé Haroldo na causa em prol das doenças crônicas de pele no Brasil. “Precisamos de força política no parlamento federal para o enfrentamento desta pauta. Tem muita doença negligenciada, com desconhecimento da sociedade, diagnósticos tardios e nosso desafio é mudar esta realidade”, afirmou a presidente.
Após a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar, será realizado o I Simpósio Brasileiro das Doenças Crônicas de Pele. O evento vai reunir especialistas sobre a temática para discutir ações, desafios e terá ainda apresentação das pesquisas recentes realizadas no país. Está prevista a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Palestrantes confirmados:
Prefeito do município de Esteio, Leonardo Pascoal
Professor Jonas, Leandro Flores
Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Antonio Oldani Félix
Alergista/Imunologista Dra Ana Paula Moschione
Dr. Elio Tanaka
DR Dimitri Luz
Psoríase Brasil, presidente Gladis Lima