No dia 7 de setembro, sábado, das 17h às 22h, durante a Feirinha de Artesanato e Gastronomia, que ocorre no Parque do Rio Branco, localizado na Rua Castelo Branco, 236, Bairro São Vicente, será realizada uma ação de conscientização sobre a dengue, que incluirá, entre outras atividades, jogos interativos.
A ação faz parte do projeto “Aedes Aegypti: sensibilização para prevenção e controle”, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas e Ações de Extensão (Pbaex 2024).
Compõem a equipe organizadora da ação as professoras Luciana Monteiro Aguiar (coordenadora) e Cintiara Souza Maia, além da servidora Gisele Campos Moraes. Também integram a equipe os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Carlos Eduardo Ramos (bolsista) e Sarah Lima (voluntária).
A professora Luciana Aguiar esclarece que, apesar das campanhas de prevenção à dengue, o alto número de casos da doença justifica o desenvolvimento do projeto. “Apesar de as ações de controle do mosquito serem conhecidas por todos, as pessoas se acomodam. O combate ao mosquito deve ser permanente. Em 2024, o estado teve um aumento considerável de casos de dengue em relação ao ano passado. A nossa ação vai levar informação precisa e correta, mas de forma divertida e lúdica, para todas as idades”, disse.
Segundo o acadêmico Carlos Eduardo Bentes Ramos, o projeto propõe combater a propagação da dengue, como problema de saúde pública, por meio de ações educativas e preventivas. “Os objetivos incluem sensibilizar a comunidade sobre medidas de controle, capacitar e realizar ações práticas de eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti com estudantes do ensino fundamental. O projeto trará ainda benefício para a comunidade em geral, bem como um fazer pedagógico que favorecerá o meu desenvolvimento teórico-prático. Estou no primeiro ano de Biologia e, a partir das aulas e do envolvimento no projeto, percebi que, por meio do conhecimento e da ação conjunta, podemos reduzir significativamente os casos de dengue em nossa cidade, protegendo a saúde da população e promovendo um ambiente mais seguro para todos”, declarou.
Fonte: IFRR