Servidoras que atuam no Hospital Materno Infantil Nossa Senhor de Nazareth, principal referência de Roraima no cuidado de mães e recém-nascidos, foram contempladas com uma tarde desta quarta-feira, 30, com ações autocuidado e dinâmicas de saúde mental.
Alusiva ao Outubro Rosa, campanha voltada para a prevenção dos cânceres de mama e colo de útero, a atividade foi organizada pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Divulgação da unidade.
O principal destaque da programação ficou pela execução da oficina lúdica e terapêutica de escalda-pés, ação que contou com a participação de acadêmicos do curso de psicologia da UFRR (Universidade Federal de Roraima).
"A maternidade hoje preparou uma ação de autocuidado para que as mulheres pudessem refletir sobre a importância de olhar para si mesma, para sua saúde, nessa correria do dia a dia", afirmou a diretora do DEPD do HMI, Raissa Sampaio.
Profissional da coordenação de psicologia da Maternidade, Maria Cruz, de 44 anos, participou da programação. Para ela, a atividade do escalda-pés foi bastante relaxante.
"Paramos o momento do trabalho para uma atividade relaxante. Aprendemos também novas práticas de como se cuidar, como estar atenta à saúde mental, à saúde física, e no final essa atividade do escalda-pés, que estou bem ansiosa para pôr meus pés aqui", destacou.
Outra servidora que também gostou bastante da atividade foi a auxiliar de enfermagem Rodileia Almeida, de 51 anos. Ela atua na unidade há 25 anos, auxiliando principalmente no centro cirúrgico.
"Ainda bem que deu tempo de sair do centro cirúrgico para vir, geralmente não temos tempo de fazer em casa, por isso gostei muito", pontuou.