O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, teve ação conjunta em Roraima. Encabeçada pela Sesau (Secretaria de Saúde), a programação contou com blitz educativa nas ruas da capital e atendimentos de saúde ao longo do dia em uma faculdade privada localizada na zona oeste.
A ação “Diabetes e Bem-Estar” teve como finalidade a detecção precoce de diabetes, como também possíveis complicações causadas pela doença. “Disponibilizamos testes de glicemia [para detecção de diabetes], aferição de pressão arterial, como também orientações sobre cuidados, prevenção e tratamento da doença”, disse gerente de Saúde da Pessoa Idosa e do Homem da Sesau, Izabel Olivares, ao acrescentar que o diabetes é uma doença que chega silenciosa e vai se agravando aos poucos. “A prevenção é a melhor alternativa”.
Ao todo, 70 acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Paulista contribuíram para a ação de saúde realizando os atendimentos. A docente do curso, Christianny Filgueiras alerta para a prevenção. “Mais de 537 milhões de pessoas convivem com a doença e estima-se que até o ano de 2030, serão mais de 700 milhões de pessoas. Mas é uma doença crônica que pode ser prevenida com o controle adequado da alimentação, prática de atividades físicas, dentre outras”, disse.
A acadêmica de Enfermagem, Jaqueline Lima da Silva, participou da ação e considerou importante para a população. “É importante trabalhar na prevenção e como fazer isso: evitar açúcar, alimentos industrializados, ter uma boa alimentação, dormir bem e praticar atividades físicas”, enfatizou.
PARCERIAS
O Dia Mundial do Diabetes é uma campanha realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e IDF (International Diabetes Federation), e no Brasil pela Fenad (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes) e Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde). Em Roraima, a ação é encabeçada pela Sesau e contou com a parceria com a Unip, Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e prefeituras municipais.
Fonte: Secom