(95) 99159-8088

NO AR

MANHÃ É SHOW

Com Poliana Araújo

Saúde

Sesau participa de oficina sobre cuidados paliativos

A oficina que aborda a importância dos Cuidados Paliativos da Rede de Atenção à Saúde, ocorre em Brasília, e encerra nesta terça-feira, 25.

Publicada em 25/02/25 às 07:34h - 26 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A programação é promovida pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e dá início à implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos em Roraima.

A programação é promovida pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e dá início à implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos em Roraima, tendo como foco a formação de profissionais de saúde e ampliação do acesso aos cuidados especializados.

Representando a Sesau, estiveram presentes a coordenadora geral de Assistência Especializada da Sesau, Léa Maria Sversut, e a diretora-geral do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), Patrícia Renovato.

“A oficina serve para treinar e qualificar as equipes para a implantação dessa política em Roraima. Atualmente nós trabalhamos com cuidados paliativos apenas intra-hospitalar e o objetivo é expandir o cuidado paliativo para todos os municípios do Estado”, afirmou Patrícia.

A diretora, que também é membro da Câmara Técnica do Conass, explica ainda que cuidados paliativos não são apenas para os pacientes que estão em uma fase terminal da vida, mas que engloba também outras enfermidades, principalmente as enfermidades crônicas.

Essa política visa melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças que ameaçam a vida, por meio de uma assistência humanizada e integrada, proporcionando cuidado físico, psicológico, psicoemocional, social e espiritual, aliviando o sofrimento e promovendo qualidade de vida.

“Essa oficina traz um conhecimento amplo, onde abrangeremos também a formação dos profissionais, da atenção primária, da capacitação do serviço social, psicologia e também o envolvimento da família e da comunidade nesse cuidado paliativo. Então, é ver o paciente como um todo, não só na atenção especializada”, destacou.

Fonte: Secom




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2025 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!