(95) 99159-8088

NO AR

MANHÃ É SHOW

Com Poliana Araújo

Saúde

Vacina contra gripe para crianças entra no calendário do SUS

Imunização contra influenza estará disponível ao longo do ano inteiro

Publicada em 03/03/25 às 10:50h - 16 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A vacina contra a gripe agora faz parte do esquema de imunizações, de forma permanente, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos.

Com a mudança, a partir da segunda quinzena de março, a vacinação contra influenza estará disponível em todas as salas de imunização ao longo do ano, não apenas em campanhas sazonais.

Outros grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias específicas, o que vale para profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências.

O Ministério da Saúde detalhou ainda, outras alterações na estratégia de imunização. É o caso do esquema vacinal e do reforço contra poliomielite, que, em 2024, passou a ser exclusivamente com vacina inativada, que é injetável.

Já a vacina contra o rotavírus teve, no ano passado, ampliado o período para aplicação das doses. Agora, a primeira dose, indicada aos 2 meses de idade, pode ser administrada até os 11 meses. A segunda dose, indicada aos 4 meses, pode ser aplicada até os 23 meses.

Covid-19

Desde dezembro de 2024, também está em vigor uma nova estratégia para imunização contra covid-19. A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menos de 5 anos de idade, idosos e gestantes.

A vacinação dos demais grupos especiais, a partir de 5 anos de idade, será realizada periodicamente em qualquer sala de vacinação, sendo a cada seis meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos: pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas não vacinadas durante a gestação, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Para a população geral, a partir de 5 anos de idade, e aqueles que nunca foram imunizados contra a covid-19, a recomendação é a aplicação de uma dose da vacina.

Fonte: Agência Brasil




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2025 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!