(95) 99159-8088

NO AR

MANHÃ É SHOW

Com Poliana Araújo

Saúde

Sesau reforça monitoramento da dengue em São João da Baliza

Para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti e evitar um surto ou epidemia, a CGVS realizará uma reunião técnica em São João da Baliza.

Publicada em 03/03/25 às 11:16h - 30 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), órgão vinculado à Sesau (Secretaria de Saúde), aponta aumento no número de casos de dengue em São João da Baliza, região Sul de Roraima. Diante disso, o Núcleo Estadual de Controle da Febre Amarela e Dengue, da CGVS, estará reforçando as ações de monitoramento e controle das arboviroses, com atenção especial à circulação do sorotipo 3 da dengue no município.

"Em São João da Baliza, foi identificado, através do Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública], o sorotipo DENV 3. Isso chama a atenção por se tratar de um sorotipo que não circulava desde 2015 nos municípios do Sul do Estado, sendo assim, as pessoas estão mais suscetíveis a serem infectadas por esse sorotipo", afirmou a gerente do núcleo, Rosângela Santos.

PREVENÇÃO

Para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti e evitar um surto ou epidemia, a CGVS realizará uma reunião técnica em São João da Baliza. O objetivo é avaliar a situação epidemiológica, fortalecer as estratégias de controle vetorial e orientar os profissionais sobre a notificação e manejo clínico dos casos.

Além das ações direcionadas ao município, os esforços de prevenção e controle da dengue continuam em todo o Estado. Somente em 2025, os agentes de combate às endemias já realizaram 257.275 visitas domiciliares, reforçando a eliminação de criadouros do mosquito. No período de 1º de janeiro a 21 de fevereiro deste ano, foram notificados 112 casos prováveis de dengue em residentes em Roraima.

A população deve seguir as recomendações de prevenção, dedicando um momento para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água. Também é fundamental que crianças de 6 a 14 anos sejam vacinadas contra a dengue, pois a imunização está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

“Nesse momento, precisamos eliminar o máximo de criadouros para que, no período chuvoso, não haja uma proliferação maior de mosquitos e o risco de transmissão da doença. Lembrando que temos a vacina contra a dengue ofertada em todos os municípios, dentro das unidades de saúde”, completou Rosângela.

Ela alerta que qualquer pessoa com sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares e atrás dos olhos deve buscar atendimento médico imediatamente. Todas as unidades de saúde têm profissionais capacitados para o atendimento e acompanhamento dos casos suspeitos de dengue.

Roraima comemora data com destaque ao turismo de natureza

Roraima celebra, neste sábado, 1°, o Dia Nacional do Turismo Ecológico, um segmento que promove a utilização sustentável do patrimônio natural e cultural, além de incentivar a conservação ambiental. De acordo com a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o ecoturismo busca também formar uma consciência ambientalista e promover o bem-estar das comunidades locais.

O turismo ecológico é considerado uma ferramenta importante para a preservação dos biomas e para a educação ambiental, além de contribuir para o desenvolvimento econômico das comunidades situadas em áreas de preservação. Profissionais como biólogos, especializados em fauna, flora e sustentabilidade, são frequentemente envolvidos nesse setor.

Em Roraima, a data é comemorada como forma de destacar a relevância do turismo de natureza no estado. O secretário de Cultura e Turismo, Alex Ferreira, ressaltou a importância da visitação aos espaços naturais do estado, como cachoeiras, trilhas, observação de aves e o geoturismo.

“Essa é a vocação principal do estado para o turismo de natureza com a visitação às cachoeiras e trilhas de longo curso, a observação de aves, o geoturismo e a apreciação das árvores gigantes, são motivadores de viagens que movimentam e economia local”, destacou o secretário. 

Para o diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito, muitas dessas visitas são feitas em lugares que estão sugeridos dentro do Passaporte RR que desde o seu lançamento em 2023 tem contribuído para o desenvolvimento do setor e todo os anos é revisado com a adição de novas atrações, que são operados pelo trade turístico.

"É um convite para que tanto os roraimenses quanto os visitantes venham a Roraima e conheçam nossos atrativos turísticos, especialmente os do Espaço Natural e os ambientes de natureza."

 Fonte: Secom

 

 

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2025 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!