(95) 99159-8088

NO AR

ARENA SERTANEJA

radiororaima.com.br

Trânsito

Detran-RR esclarece sobre circulação de tratores em vias públicas

Para transitar em vias públicas é preciso ter o Renagro (Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas).

Publicada em 20/03/25 às 07:52h - 12 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Desde janeiro deste ano, está em vigor a resolução n° 1.017, de 11 de dezembro de 2024, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelece os critérios para o registro e a circulação em vias públicas de tratores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos agrícolas, de construção e de pavimentação. 

Para transitar em vias públicas é preciso ter o Renagro (Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas), que é solicitado no Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), que fica localizado na avenida Santos Dumont, bairro São Pedro, ao lado do Ministério Público de Roraima. 

O diretor de Controle de Condutores e Veículos do Detran-RR (Departamento de Trânsito de Roraima), José Raimundo Rodrigues, explicou que conforme a resolução o documento é obrigatório para tratores fabricados a partir de 1º de janeiro de 2016 e para aqueles que vão trafegar também em rodovias. 

“De acordo com a resolução, o registro é único e sem custos para o proprietário. Além disso, os veículos não precisam de licenciamento e nem de emplacamento. O condutor precisa ter habilitação nas categorias C, D ou E para conduzir tratores em vias públicas”, afirmou o diretor. 

Ele disse ainda que, quanto ao IPVA, as máquinas agrícolas têm direito à isenção se operarem dentro da propriedade, mas se precisarem trafegar em vias públicas para atividades específicas, o proprietário deve solicitar o reconhecimento da isenção digitalmente na Secretaria da Fazenda. 

Quanto às multas e penalidades, o regramento prevê adoção de medidas que já constam no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). “Por exemplo, se o condutor for pego com um trator circulando em via pública sem o Renagro, a infração se enquadra como gravíssima, com multa e apreensão do veículo”, ressaltou Rodrigues.

Fonte: Secom




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2025 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!